terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O movimento Social no Ciberespaço

Época de férias, festa de final e início de ano... meu blog ainda não engrenou. Mas agora 2013 já está a todo vapor e nós vamos junto.

Esta semana estamos trabalhando textos do Pierre Lévy. Confesso que fiquei meio desapontado  com o primeiro, cujo título é "O Movimento Solcial da Cibercultura". Acredito que existem algumas correlações, inversões de causa e efeito e conclusões que merecem discussão, mas é um texto extremamente relevante. Vou me ater ao que mais me chamou a atenção positivamente, e o que de mais prático e tangível à nível de movimento social da cibercultura eu pude perceber. Pra mim a grande sacada do texto é quando o autor diz que "qualquer tentativa de reduzir o novo dispositivo de comunicação às formas midiáticas anteriores (esquema difusão "um-todos" de um centro emissor em direção à periferia receptora) só pode empobrecer o alcance do ciberespaço para a evolução da civilização".

O movimento da sociedade dentro do contexto do ciberespaço é uma porta que se abre para a liberdade de consciencia e de expressão, permitindo a produção polivalente de conhecimento que valoriza o indivíduo, num contexto de diversidade, em lugar da cultura produzida em escala e comprada pronta, conforme as regras das mídias tradicionais. O alerta de Lévy é importante porque as manobras destas mídias para moldarem o ciberespaço de acordo com suas convenções, limitando o escopo da atuação dos indivíduos, é uma ameaça ao pluralismo de opinião que permite construir uma sociedade com maior autoconhecimento e livre, e clama por atenção de todos nós.

Este tema toma contornos mais relevantes num contexto de nossa sociedade brasileira contemporânea no qual se discute o marco civil da Internet. A orientação desta legislação em desfavor da liberdade individual ou privilegiando os grandes conglomerados de comunicação pode representar um terrível retrocesso em relação ao que já alcançamos em termos de atuação no ciberespaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário